top of page

Wallace Smith Broecker

Wallace Smith Broecker foi um oceanógrafo e químico estadunidense. Broecker popularizou a expressão “aquecimento global” ao trazer ela em um artigo de 1975 no qual previu corretamente que o aumento dos níveis de dióxido de carbono na atmosfera levaria a pronunciados aumentos de temperatura.


O Prof Broecker nasceu em Chicago em 1931 e cresceu no subúrbio de Oak Park. Ele se juntou ao corpo docente da Columbia em 1959, passando a maior parte do tempo no laboratório da universidade em Nova York. Mais tarde, ele se tornou a primeira pessoa a reconhecer o que ele chamou de Cadeia transportadora oceânica, uma rede global de correntes que afetam tudo, desde a temperatura do ar até os padrões de chuva.


Ele disse que é possível que o aquecimento causado pelo acúmulo de gases do efeito estufa seja suficiente para afetar as correntes oceânicas de forma dramática.


Durante sua carreira o professor Broecker recebeu diversos premios, dentre eles a Medalha Maurice Ewing pela União de Geofísica dos Estados Unidos em 1979, a Medalha Arthur L. Day pela Sociedade Geológica dos Estados Unidos em 1984, a Medalha Nacional de Ciência em 1996 dentre diversas outras.


Além disso foi membro da Academia Nacional de Ciências e membro estrangeiro da Royal Society desde 2007.



Fontes:

Observatório Eco - Direito Ambiental. Morre cientista que tornou familiar a expressão aquecimento global. Disponível em: https://observatorio-eco.jusbrasil.com.br/noticias/682231099/morre-cientista-que-tornou-familiar-a-expressao-aquecimento-global Acesso em 10 jan 2023

bottom of page