top of page

1988

Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas

O IPCC (Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas), fundado em 1988 pelo PNUMA e a OMM, é uma organização científica que avalia as mudanças climáticas, seus impactos, riscos e soluções. Seus relatórios, baseados em uma síntese de estudos científicos, fornecem informações essenciais para embasar decisões políticas globais e orientar ações climáticas.

Design sem nome (13).png

Os Relatórios de Avaliação (AR), publicados a cada 6-7 anos, analisam o estado atual do clima, os riscos das mudanças climáticas e estratégias de mitigação e adaptação. O IPCC também elabora Relatórios Especiais, como o que detalha os impactos de um aquecimento global de 1,5°C, e orienta países na medição de emissões de gases de efeito estufa.Suas avaliações demonstraram que o aquecimento global é inequivocamente causado por atividades humanas, como a queima de combustíveis fósseis.

Reconhecido por seu impacto, o IPCC recebeu o Prêmio Nobel da Paz em 2007, compartilhado com Al Gore, por conscientizar sobre os desafios das mudanças climáticas. Sua atuação é fundamental para informar políticas climáticas globais e mobilizar ações urgentes contra os efeitos das mudanças no clima.

Design sem nome (4).png

1ª Conferência Climatológica Mundial

Realizada em 1988, em Toronto, Canadá, foi um marco no reconhecimento da urgência de ações globais para enfrentar as mudanças climáticas.

 

Este evento reuniu cientistas, formuladores de políticas e ambientalistas de mais de 70 países e resultou em um dos primeiros apelos internacionais claros para a redução das emissões de gases de efeito estufa.

bottom of page